Saturday, July 29, 2006

ORKUT DELETADO

Algumas pessoas são desocupadas o suficiente para propagarem mensagens no Orkut colocando medo em usuários menos experienciados. Olhe a nossa mais recente pérola:

A mensagem

"ORKUT DELETADO
Pelo fato de haverem muitos profiles nÃo ativos e pelo grande número de fakes existentes, o orkut esta limpando seu cadastro. Todas as pessoas que não repassarem essa mensagem em 48 horas terão seu profile deletado e só poderão se Recadastrar após um mês ou em tempo indeterminado.Já FOI CONFIRMADO E O GOOGLE JÁ ESTÁ AGINDO!!!Para nÃo ter seu orkut deletado, passe essa mensagem para todas as pessoas da sua lista de amigos aqui mesmo do orkut (inclusive a mim).Uma hora depois, aperte F5 ou o botão tualizar.O orkut imediatamente recadastrará seu profile e você já estara nanovalista decadastros do orkut! O.B.S>>> Isso é verdade viu...por coincidencia qdo eu recebi esse e-mail de um amigo eu tinha a revista veja do dia 10/06 e fui vê-la com mais atenção e realmente constava essa matéria...faça sua parte...repasse esse aviso à todos os seus amigos da sua lista aqui do orkut (inclusive a mim)Depois de passar a todos da sua lista lembre-se de apertar F5 ou ATUALIZAR apos uma
hora o envio da mensagem ok. Pode ser ou não ser verdade mas não quer perder contato
com meus amigos..."

Além do deplorável português, qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento das práticas comuns dos grandes sites da internet, ou mesmo qualquer pessoa com um pouco de atenção e perspicácia, terá facilidade de identificar que essa mensagem é absolutamente falsa.

Primeiras análises

Vejam bem: o Orkut, um dos maiores fenômenos digitais que já surgiram, que rende milhões aos acionistas do Google e hospeda um dos maiores bancos de dados sobre informações pessoais já visto na história da humanidade, está limpando o seu "cadastro" (a palavra banco de dados cairia melhor, é claro).

Até então tudo bem, é bastante razoável, e inclusive é uma prática já em vigor, executada através do recurso "Denunciar". Mas realmente é verossímil que o Google faça isso através de um spam? O tão condenado spam que ele mesmo prega como motivo de exclusão de cadastro?

Desculpem, um erro...

"Diego, não seja burro! Esse spam foi propagado por um bondoso usuário que leu a matéria da Veja do dia 10/06 e quis salvar-nos, pobres mortais, de sermos expulsos do Orkut!"

Ah claro! Descupem leitores, realmente o Google não escreveria uma mensagem tão tosca como essa, então devemos agradecer ao santo usuário que nos avisou da exclusão vindoura!

Devemos?

Quem já comprou um exemplar de Veja sabe que ela é uma revista semanal que sai de quarta-feira, e, olhando aqui no relógio do computador, percebi que a última vez que 10/06 caiu numa quarta feira foi em 1998! Nessa época, Orkut era apenas um nome (bizarro) de um Turco anônimo.

Erros, agora da mensagem...

Para os que ainda acreditam na mensagem, vou mostrar mais alguns erros:

"(...) Todas as pessoas que não repassarem essa mensagem em 48 horas terão seu profile deletado e só poderão se Recadastrar após um mês ou em tempo indeterminado (...)"

Após um mês? Ou após um tempo indeterminado? História muito mal contada essa! Além do mais o Orkut não precisa que você mande mensagem pra ninguém para saber se você entrou ou não! Ele sabe muito bem todas as vezes que você loga, inclusive usa isso pra por sua bela fotinho no topo das listas das suas comunidades e perfis de seus amigos (ou será que você nunca reparou nisso?).

"(...) Uma hora depois, aperte F5 ou o botão tualizar.O orkut imediatamente recadastrará seu profile e você já estara nanovalista decadastros do orkut! (...)"

Apertar F5 ou o botão "tualizar" do seu navegador vai fazer apenas que ele busque uma versão atualizada da página exibida no servidor. Não, isso não é suficiente para fazer nenhum recadastro, nenhuma informação é mandada para o Orkut quando você faz isso. Como o nome sugere, isso apenas "atualiza" a página.

O toque de misecórdia...

Ao final da mensagem, vem o apelo ao medo:

"(...) Pode ser ou não ser verdade mas não quer perder contato com meus amigos..."

Ou seja, mesmo que você não acredite, ele implora: mande essa mensagem para todo mundo e polua as caixas de entrada! Quem sabe algum amigo seu seja tão ingênuo a ponto de acreditar nessa mensagem e repassá-la!

É dessa forma que a mensagem se propagou, através de uma rede de pessoas ingênuas que acreditam em tudo que lêem! Não seja mais um: MENSAGEM DELETADA!

0 Comentários:

Post a Comment

<< Home